sábado, 16 de junho de 2012

JOGO DAS CORES


PLANO DE AULA
TURMA: Pré II                                                                            

OBJETIVO GERAL:
_ Desenvolver na criança a percepção visual e tátil, coordenação motora e a aprendizagem de forma lúdica através do jogo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
_ Identificar as cores;
_ Desenvolver o raciocínio lógico-matematico através da classificação;
_ Aprimorar a coordenação motora ampla e fina.


JUSTIFICATIVA:
O jogo possibilita a aquisição de conhecimentos de forma dinâmica e prazerosa. É indispensável no desenvolvimento do raciocínio lógico, na interação entre as crianças, trabalha com elas o saber perder e ganhar.
É por meio dos jogos que a criança desenvolve suas habilidades e também aprende por meio da troca de experiências, da cooperação e da interação com outros colegas.
 A importância do jogo na educação tem várias versões, estes são lembrados como alternativas interessantes para a solução dos problemas da prática pedagógica.
Jogo é uma atividade voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias dotadas de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana.
                                                                                               
O jogo como uma atividade lúdica possibilita o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente.
Os jogos devem procurar associar prazer, alegria, espontaneidade e o não-constrangimento. Piaget (1987) escreve a respeito do papel dos jogos na infância para a formação do adulto. Segundo ele: “O jogo constitui o pólo extremo da assimilação da realidade no ego, tendo relação com a imaginação criativa que será fonte de todo o pensamento e raciocínio posterior”.

MATERIAIS UTILIZADOS: Papelão, papel Kraft, tesoura, cola quente, E.V.A, rolete de papel higiênico, canetão, sucatas para confeccionar os dados, sementes, papel sulfite e bolinha de rollon.

DESENVOLVIMENTO:
ATIVIDADE PRINCIPAL: Para a primeira atividade foi confeccionado um jogo, um tabuleiro com seis roletes de papel higiênico, cada um deles é composto por cores diferentes e enumerado de um a seis.
Serão formados dois grupos e cada criança terá a oportunidade de arremessar a bola de rollon três vezes.  O educador irá registrar no quadro o número de pontos de cada equipe e fará a comparação entre os pontos das duas equipes, quem acertou mais, quem acertou menos.

VARIAÇÃO DO JOGO: Para o desenvolvimento da segunda atividade a sala será dividida em dois grupos e cada uma das equipes receberá um tipo de semente (equipe 1 semente de feijão, equipe 2 semente de milho), cada aluno receberá uma quantia de sementes.
Cada participante jogará somente uma vez o dado que é composto pelas mesmas cores do tabuleiro. A cor sorteada irá corresponder a mesma cor do rolete do papel higiênico posta no tabuleiro. Cada rolete é enumerado de um á seis. Por exemplo, se o dado cair na cor vermelha correspondente ao número três que é o representado no tabuleiro com a cor vermelha e o número três, consequentemente a criança irá colocar três sementes dentro do rolete.
Depois que todos participaram será retirado as sementes, cada representante de um grupo irá separá-las para que todos façam a contagem de quem conseguiu colocar mais sementes dentro do tabuleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário