PLANO DE AULA
TURMA:
Pré II
OBJETIVO GERAL:
_ Desenvolver na criança a percepção visual e tátil,
coordenação motora e a aprendizagem de forma lúdica através do jogo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
_ Identificar as cores;
_ Desenvolver o raciocínio lógico-matematico através da classificação;
_ Aprimorar a coordenação motora ampla e fina.
JUSTIFICATIVA:
O jogo possibilita a aquisição de conhecimentos de forma
dinâmica e prazerosa. É indispensável no desenvolvimento do raciocínio lógico,
na interação entre as crianças, trabalha com elas o saber perder e ganhar.
É
por meio dos jogos que a criança desenvolve suas habilidades e também aprende
por meio da troca de experiências, da cooperação e da interação com outros
colegas.
A importância do
jogo na educação tem várias versões, estes são lembrados como alternativas
interessantes para a solução dos problemas da prática pedagógica.
Jogo é uma atividade voluntária, exercida dentro de certos
e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente
consentidas, mas absolutamente obrigatórias dotadas de um fim em si mesmo,
acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser
diferente da vida cotidiana.
O
jogo como uma atividade lúdica possibilita o desenvolvimento integral da
criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente,
convive socialmente.
Os jogos devem procurar associar prazer, alegria,
espontaneidade e o não-constrangimento. Piaget (1987) escreve a respeito do
papel dos jogos na infância para a formação do adulto. Segundo ele: “O jogo
constitui o pólo extremo da assimilação da realidade no ego, tendo relação com
a imaginação criativa que será fonte de todo o pensamento e raciocínio
posterior”.
MATERIAIS UTILIZADOS: Papelão, papel Kraft, tesoura, cola quente, E.V.A, rolete
de papel higiênico, canetão, sucatas para confeccionar os dados, sementes,
papel sulfite e bolinha de rollon.
DESENVOLVIMENTO:
ATIVIDADE PRINCIPAL: Para a primeira atividade foi confeccionado um jogo, um
tabuleiro com seis roletes de papel higiênico, cada um deles é composto por
cores diferentes e enumerado de um a seis.
Serão formados dois grupos e cada criança terá a
oportunidade de arremessar a bola de rollon três vezes. O educador irá registrar no quadro o número
de pontos de cada equipe e fará a comparação entre os pontos das duas equipes,
quem acertou mais, quem acertou menos.
VARIAÇÃO
DO JOGO: Para o desenvolvimento da segunda
atividade a sala será dividida em dois grupos e cada uma das equipes receberá
um tipo de semente (equipe 1 semente de feijão, equipe 2 semente de milho), cada
aluno receberá uma quantia de sementes.
Cada participante jogará somente uma vez o dado que é
composto pelas mesmas cores do tabuleiro. A cor sorteada irá corresponder a
mesma cor do rolete do papel higiênico posta no tabuleiro. Cada rolete é
enumerado de um á seis. Por exemplo, se o dado cair na cor vermelha
correspondente ao número três que é o representado no tabuleiro com a cor
vermelha e o número três, consequentemente a criança irá colocar três sementes
dentro do rolete.
Depois que todos participaram será retirado as sementes,
cada representante de um grupo irá separá-las para que todos façam a contagem
de quem conseguiu colocar mais sementes dentro do tabuleiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário