VEM DANÇAR
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Referência:
Vem Dançar.
Direção Liz Friedlander. EUA: PlayArte, 2006. 108 min.
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Sinopse:
O filme começa
mostrando alunos se preparando para um concurso anual de danças promovido
pela escola, situada na periferia, com um sistema educacional muito rigoroso,
de autoritarismo e desrespeito.
A diretora era
muito radical, chata, e reclamava de tudo e de todos. Em sua sala havia fotos
dos alunos mortos na guerra entre as gangues. O seu autoritarismo fazia com
que os alunos se revoltassem, sendo que um destes foi proibido de entrar no
baile, em contrapartida ele detonou com o carro da diretora.
Os alunos eram rotulados como sendo
delinqüentes, rejeitados e violentos e punidos severamente pelas suas
atitudes. A maioria tinha dificuldades financeiras e desestrutura familiar,
dificultando ainda mais a aprendizagem. A estrutura da escola encontrava-se
em condições muito precárias e desumanas, havia uma sala de detenção,
freqüentada pelos “piores” alunos.
A turma era
composta pelos alunos revoltados, indisciplinados, desmotivados, com auto-estima
muito baixa, inseguros e sem oportunidades de mudanças, ninguém dava
credibilidade a eles, nem eles próprios acreditavam que eram capazes de fazer
algo positivo. Os professores não acreditavam na capacidade dos alunos, não
havia diálogo, apenas punições.
Com a chegada
de um novo professor, Pierre Duleni, este tinha atitudes diferente dos demais
professores, era educado e gentil com as pessoas. Ao conhecer a escola
percebeu que havia divisões entre os alunos “piores” e os “melhores”,
assumindo a turma dos detentos que eram punidos por colar nas provas, faltar
aulas e desobedecer as normas da instituição. No início todos riam dele,
afinal não eram acostumados com esse “tipo” de professor.
Pierre propôs
a diretora que ensinaria para os alunos dança de salão. Na primeira tentativa
todos os alunos saíram da sala, deixando o professor sozinho. Ao final do
expediente deparou-se com a sua bicicleta toda desmontada por seus alunos. O
professor também ensinava uma menina de família rica a dançar, ela iria
participar de um baile de debutantes, mesmo tendo condições favoráveis se
sentia só, faltava-lhe o afeto e a compreensão dos pais.
Na aula
seguinte, os alunos caçoaram do estilo de música, propondo que deveria ser
remixada, pois achavam que esses estilos eram afeminados. Pierre começou a
dançar tango com uma aluna, provocando revolta nos alunos que diziam que
negros não eram dignos da dança somente brancos. Com a persistência do
professor, os alunos começaram a se interessar pela dança. Depois de tantas
tentativas trouxe para aula uma dançarina, apresentaram uma dança muito
sensual da qual os alunos ficaram muito impressionados, inclusive a diretora
que era durona e que não acreditava em seu trabalho, passou a se interessar pela
dança.
Ao
aproximar-se do concurso de dança, o professor incentiva seus alunos a se
prepararem para a competição, deixando claro que não se preocupassem com o
dinheiro para a inscrição, pois ele se encarregaria de resolver a situação.
A diretora e
os membros da escola não entendiam a importância da dança na vida dos
detentos, mas o professor se defende dizendo que a dança transmite confiança,
valores, possibilita o trabalho em equipe, e que modificaria o comportamento
dos alunos.
Todos se
esforçaram muito, preparando-se para o concurso, e surpreendendo a todos,
principalmente aos que não acreditavam em suas habilidades, tornando-se
pessoas melhores, desenvolvendo sua auto estima, autonomia e capazes de ir em
busca de seus sonhos.
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Indicações na área da Educação:
Observa-se a
diferença entre as classes, na forma de se vestir, na cultura, na vivencia
diária, cada um com estilo próprio.
Um fator muito
importante no processo ensino aprendizagem é a metodologia utilizada pelo
professor no filme, que utilizou-se de vários recursos para conquistar os
seus alunos, através da participação, diálogo, interação, comprometimento e
confiabilidade, mostrando que todos são capazes de aprender, independente da
classe social a qual estão inseridos, todos tem direito a educação. É
fundamental que o educador considere os conhecimentos prévios dos alunos,
respeitando o nível de desenvolvimento e o ritmo de cada um, conhecendo as
dificuldades e as habilidades de cada um, oportunizar que o aluno se
expresse, pois o professor não é o único detentor do conhecimento. O processo
ensino aprendizagem ocorre através da socialização de saberes, onde os alunos
participem e se responsabilizem na construção do seu próprio conhecimento.
Geralmente
culpa-se a sociedade, a família, a escola pela omissão da educação. Mas, o
que nós professores estamos fazendo para contribuir na formação desses
futuros cidadãos? Estamos promovendo a autonomia de nossos alunos?
Como vimos no
filme, a dança foi uma estratégia utilizada pelo professor para obter a
confiança e o respeito de seus alunos, despertando neles a auto confiança a
dignidade humana, o espírito de equipe, visão de futuro, esperança, entre
outros aspectos que possam contribuir na formação do indivíduo, e que possam
ver outros caminhos, buscar outras alternativas além da violência e da droga
Outro fator
visível hoje nas escolas é o desrespeito com o professor, que vive com medo
da violência, sendo muitas vezes ameaçado por seus próprios alunos, agredido
verbalmente e até fisicamente. Com isso, o professor acaba desmotivado e não
desenvolve seu trabalho de maneira eficaz.
Antes de
rotular nossos alunos, devemos investigar quais são os motivos que os levam a
agir desta forma, e tentar ajudá-los, pois eles precisam de apoio e
compreensão.
Pierre afira
que “tudo na vida é questão de escolhas”. Além das dificuldades familiares e
financeiras, percebe-se que alguns alunos tem sonhos e que vêem na educação
uma saída para os seus problemas, acreditando que são capazes de acreditar e
vencer as barreiras.
Segundo o
autor Jean-François Blin, o professor precisa exercer uma autoridade
educativa, ou seja, tornar-se autor de si mesmo e de sua própria vida;
permitir aos outros serem autores de si mesmos ( adquirir a responsabilidade
de seus atos); exercer uma relação de influencia que suponha a estima e o
respeito; ter uma boa auto estima para passar confiança; ousar ser si mesmo (
autenticidade) é também correr o risco de ganhar a confiança do aluno; vencer
seus medos; estar atento aos seus sentimentos, emoções, expectativas;
instrumentar-se com a aquisição de um conjunto de meios de intervenção para
administrar as perturbações; ter uma boa percepção do outro; reconhecer o
sofrimento do aluno ( atenção empática); ser vigilante, estar atento às
diferentes manifestações da turma e aceitar os conflitos e aprender a regulá-los.
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A VOZ DO CORAÇÃO
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Referência:
A voz do
coração. Direção Christophe Barratier. França: Galatée Films, 2004.
94 min.
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Sinopse:
As cenas
do filme se passam em um internato chamado “fundo do poço”, em 1940 onde se
exercia um sistema tradicionalista de ensino. Neste local, percebe-se
condições precárias na estrutura, sujo, pouca claridade, alimentação
precária, falta de professores, falta de respeito com os alunos e
autoritarismo por parte do inspetor, diretor e professores. Os quais sempre
utilizavam de punições severas com os alunos, mas não havia espaço para o
diálogo, a troca de idéias, informações ou qualquer outro tipo de interação
entre corpo docente e alunos. Estes alunos apresentava desestrutura familiar
intensa, a maioria havia perdido seus pais na guerra, outros eram filhos de
mãe solteira, enquanto alguns não tinham ninguém. Além de serem rebeldes,
indisciplinados, revoltados com a vida e com todos, uns roubavam, fumavam entre
tantos outros aspectos negativos que ao qual estavam expostos. Talvez muitos
desses aspectos sejam oriundos da solidão, da pobreza, da falta de incentivo,
de um exemplo de carinho, de falta de afeto, sendo que no internato eram
rotulados apenas como coisas negativas, eram tratados com desrespeito e
violência, como esperar que se tornassem pessoas mais humanas?.
A
primeira cena do filme apresenta um senhor, (Pierre Morron) este ex-aluno do
internato que recebe uma ligação da qual ele é informado da morte se sua mãe.
Após o enterro ele se reúne com um amigo de infância que também passou este
período no “fundo do poço”. Os dois começar a relembrar os acontecimentos
negativos vividos lá e também a chegada de um novo inspetor na instituição,
sendo que a partir daí começou a melhorar a vida destes meninos. Mesmo contra
o regulamentos do internato ele
tratava-os de forma diferente. Ao apresentar as normas institucionais, o
diretor disse ao novo inspetor que o princípio é AÇÃO – REAÇÃO = PUNIÇÃO.
Sendo que muitos eram punidos injustamente com punições muitos severas, das
quais se revoltavam e aprontavam ainda mais. Também foram passados a ele
referências negativas e rótulos de cada aluno.
Os
primeiros dias do inspetor não foram fáceis, os alunos fizeram armadilhas para
ele cair, roubaram suas coisas, inclusive suas notas musicais, das quais ele
apostava que melhoraria a educação destes alunos. Mas com o passar do tempo,
através do diálogo, do respeito,do incentivo, do carinho começou a conquistar
a confiança dos alunos, permitindo que recuperassem, ou melhor “
constituíssem” sua auto- estima e acreditassem que eram capazes de serem
pessoas melhores. A partir daí, percebe-se que o comportamento, a convivência
entre eles foi aperfeiçoada.
O
diretor não acreditava e nem permitia que o inspetor trabalhando com música
iria obter bons resultados.
O
internato recebeu um novo aluno o qual já chegou com as piores rotulações
possíveis. Sendo ele muito rebelde, revoltado, acusado de roubo e morte entre
outros. Ao passar-se alguns dias houve um roubo de dinheiro, do qual ele foi
acusado e expulso da instituição, mas na realidade ele não era o culpado.
Revoltado e em uma ocasião em que o local estava vazio, pois os alunos e
professores estavam fazendo um passeio, ele retornou ao internato e provocou
um incêndio no local.
O
sucesso com a musicalização foi tomando grandes proporções. Inclusive a
senhora Condessa foi visitar o coral, que era composto por vários talentos.
Percebe-se
ai que este professor com sua maneira de trabalhar foi transformando a
convivência entre os alunos e também contagiou os demais professores,
inclusive o diretor.
Através
da credibilidade o inspetor fez com que muitos alunos tivessem oportunidade
de inserir-se na sociedade como integrantes transformadores e não como
bandidos.
Após o
incêndio o inspetor foi demitido, mas teve o reconhecimento, a gratidão de
seus alunos que mesmo sendo proibidos de se despedirem jogaram aviõezinhos de papel com recados e agradecimentos para
o inspetor.
O
diretor foi denunciado por suas agressões e retirado da instituição.
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Indicações na área
da Educação:
Este
filme critica a escola tradicional, a ditadura, o autoritarismo, onde os
alunos não tinham nem vez e nem voz, deveriam ser submissos , alienados pelo
princípio ação- reação- punição. Não tinham nem se que o direito de defesa e
eram castigados injustamente.
A
música é uma ótima estratégia encontrada pelo inspetor para despertar nesses
alunos suas emoções, habilidades, competências, sua dignidade, a reconhecer
os valores do ser humano, a auto- estima, a segurança e acreditar que era
possível mudar a vida, pensar diferente, lutar pelos sonhos, ter
esperança,enfatizando o que dizia o inspetor “ nunca diga nunca quando você
tem um sonho”.
Devemos
considerar muitos fatores, antes de julgar ou rotular os alunos, pois estes
enfrentavam muitas dificuldades, inclusive as mais básicas para a
sobrevivência, muitos não tinham nem mesmo o que comer, nem onde morar e
nenhuma pessoa a qual pudesse se apoiar. E sempre eram tratados com agressividade
e violência, como esperar compreensão e carinho se eles desconhecem este
sentimento.
Algo
muito importante em que o inspetor conseguiu desenvolver na instituição foi o
trabalho em equipe, pois um professor sozinho não consegue mudanças. Devemos
utilizar-se de técnicas para envolver nossos alunos, transmitir- lhes
segurança, confiança, vontade em aprender, interesse curiosidade,
cumplicidade, diálogo, interação, permitir que o aluno se expresse de sua opinião, levante suas hipóteses,sane
sua dúvidas, em fim socializar o conhecimento, pois o professor não é dono
exclusivo do saber. É fundamental que o professor analise a realidade vivida
por seus alunos, considere seus conhecimentos prévios, acompanhe seu
desenvolvimento, respeite seu nível e ritmo de aprendizagem e também a
individualidade de cada sujeito.
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O SOM DO CORAÇÃO
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Referência:
O som do coração. Direção Kirsten Sheridan.
EUA: CJ Entertainment, 2007. 01 hs 40 min
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Sinopse:
Um
casal se encontra e apenas de uma noite, nasce uma criança. O pai de layla não
aceita a gravidez achando que irá atrapalhar a carreira musicista da filha, e
após ser atropelada Layla da a luz a um menino, mas é ledada a pensar que ele
esta morto.. Separado dos pais, ele cresce em um orfanato, sonhando em
conhecê-los. Às vésperas de completar 12 anos de idade, ainda num orfanato,
Evan acredita que seus pais estão
vivos e que a música o levará até eles. Ao voltar ao quarto, em conversa com
um amigo, resolve ir ao encontro dos pais. Sempre seguindo a música, ele
termina por conhecer o Mago (Robin Williams). Esse reúne crianças de ruas com
dons artísticos num prédio abandonado, é um explorador do talento de
crianças. Ele quem escolhe um novo nome para Evan: August Rush.
Antes
de morrer o pai de layla conta a verdade pois ele se arrepende por ver- la
sempre triste e ter desistido de tocar violino. Então na mesma hora ela sai
em busca de informações sobre seu filho, sem saber que também que reencontraria seu grande amor.
. numa de suas fugas Evan vai
parar numa igreja e conhece uma menina que o ajuda(o esconde),ao voltar da escola
ela se surpreende com o monte de
composição que Evan fez e ai vai
chamar o reverendo, quando retornam ouvem o menino tocar e ficam maravilhados
então reverendo o leva a uma famosa escola de música e deixa todos
boquiaberto pelas suas composições, que são inspiradas pelos sons que ele
ouve no dia a dia, como barulho de bola batendo, sons de carro, metro,
buzinas, etc, é um pequeno gênio da música, só que tem um vilão que quer
ganhar dinheiro as custas dele e quando ele esta ensaiando para o festival, ele se passa por seu pai e o
busca, o ameaçando entregar a policia que o procura a pedido da mãe, só que
ele acha que é pra voltar para o
orfanato, então aceita a chantagem e volta a tocar nas ruas onde ele
conhece seu pai, mas nem desconfia, e
o mesmo o aconselha a não desistir do seu sonho, mesmo que o ameacem. Neste
concerto Layla também irá tocar e é ai que acontece o grande encontro entre
os três personagens, pai, mãe e filho.
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Indicações na área da Educação:
Nem todas as crianças são
reconhecidas por seus talentos, muitos até são taxados de loucos por
apresentarem algum aspecto com maior desenvolvimento e habilidade em
determinada área. Os pais e educadores devem estar preparados para atenderem
as necessidades de uma criança que se desenvolve mais rápido, não podando sua
vontade de aprender, mas sim instigá-las a buscar e crescer cada dia.
Os alunos superdotados de hoje
são os líderes culturais, econômicos, intelectuais e sociais de amanhã e seu
desenvolvimento não pode ser deixado ao acaso.
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Referencias
bibliográficas
BLIN, Jean françois.classes difíceis: ferramentas para
prevenir e administrar os problemas escolares. Porto Alegre: artmed,2005.
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