quarta-feira, 13 de junho de 2012

INDICAÇÕES DE FILMES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO



VEM DANÇAR


Referência:

Vem Dançar. Direção Liz Friedlander. EUA: PlayArte, 2006. 108 min.

Sinopse:

O filme começa mostrando alunos se preparando para um concurso anual de danças promovido pela escola, situada na periferia, com um sistema educacional muito rigoroso, de autoritarismo e desrespeito.
A diretora era muito radical, chata, e reclamava de tudo e de todos. Em sua sala havia fotos dos alunos mortos na guerra entre as gangues. O seu autoritarismo fazia com que os alunos se revoltassem, sendo que um destes foi proibido de entrar no baile, em contrapartida ele detonou com o carro da diretora.
 Os alunos eram rotulados como sendo delinqüentes, rejeitados e violentos e punidos severamente pelas suas atitudes. A maioria tinha dificuldades financeiras e desestrutura familiar, dificultando ainda mais a aprendizagem. A estrutura da escola encontrava-se em condições muito precárias e desumanas, havia uma sala de detenção, freqüentada pelos “piores” alunos.
A turma era composta pelos alunos revoltados, indisciplinados, desmotivados, com auto-estima muito baixa, inseguros e sem oportunidades de mudanças, ninguém dava credibilidade a eles, nem eles próprios acreditavam que eram capazes de fazer algo positivo. Os professores não acreditavam na capacidade dos alunos, não havia diálogo, apenas punições.
Com a chegada de um novo professor, Pierre Duleni, este tinha atitudes diferente dos demais professores, era educado e gentil com as pessoas. Ao conhecer a escola percebeu que havia divisões entre os alunos “piores” e os “melhores”, assumindo a turma dos detentos que eram punidos por colar nas provas, faltar aulas e desobedecer as normas da instituição. No início todos riam dele, afinal não eram acostumados com esse “tipo” de professor.
Pierre propôs a diretora que ensinaria para os alunos dança de salão. Na primeira tentativa todos os alunos saíram da sala, deixando o professor sozinho. Ao final do expediente deparou-se com a sua bicicleta toda desmontada por seus alunos. O professor também ensinava uma menina de família rica a dançar, ela iria participar de um baile de debutantes, mesmo tendo condições favoráveis se sentia só, faltava-lhe o afeto e a compreensão dos pais.
Na aula seguinte, os alunos caçoaram do estilo de música, propondo que deveria ser remixada, pois achavam que esses estilos eram afeminados. Pierre começou a dançar tango com uma aluna, provocando revolta nos alunos que diziam que negros não eram dignos da dança somente brancos. Com a persistência do professor, os alunos começaram a se interessar pela dança. Depois de tantas tentativas trouxe para aula uma dançarina, apresentaram uma dança muito sensual da qual os alunos ficaram muito impressionados, inclusive a diretora que era durona e que não acreditava em seu trabalho, passou a se interessar pela dança.
Ao aproximar-se do concurso de dança, o professor incentiva seus alunos a se prepararem para a competição, deixando claro que não se preocupassem com o dinheiro para a inscrição, pois ele se encarregaria de resolver a situação.
A diretora e os membros da escola não entendiam a importância da dança na vida dos detentos, mas o professor se defende dizendo que a dança transmite confiança, valores, possibilita o trabalho em equipe, e que modificaria o comportamento dos alunos.
Todos se esforçaram muito, preparando-se para o concurso, e surpreendendo a todos, principalmente aos que não acreditavam em suas habilidades, tornando-se pessoas melhores, desenvolvendo sua auto estima, autonomia e capazes de ir em busca de seus sonhos.

Indicações na área da Educação:


Observa-se a diferença entre as classes, na forma de se vestir, na cultura, na vivencia diária, cada um com estilo próprio.
Um fator muito importante no processo ensino aprendizagem é a metodologia utilizada pelo professor no filme, que utilizou-se de vários recursos para conquistar os seus alunos, através da participação, diálogo, interação, comprometimento e confiabilidade, mostrando que todos são capazes de aprender, independente da classe social a qual estão inseridos, todos tem direito a educação. É fundamental que o educador considere os conhecimentos prévios dos alunos, respeitando o nível de desenvolvimento e o ritmo de cada um, conhecendo as dificuldades e as habilidades de cada um, oportunizar que o aluno se expresse, pois o professor não é o único detentor do conhecimento. O processo ensino aprendizagem ocorre através da socialização de saberes, onde os alunos participem e se responsabilizem na construção do seu próprio conhecimento.
Geralmente culpa-se a sociedade, a família, a escola pela omissão da educação. Mas, o que nós professores estamos fazendo para contribuir na formação desses futuros cidadãos? Estamos promovendo a autonomia de nossos alunos?
Como vimos no filme, a dança foi uma estratégia utilizada pelo professor para obter a confiança e o respeito de seus alunos, despertando neles a auto confiança a dignidade humana, o espírito de equipe, visão de futuro, esperança, entre outros aspectos que possam contribuir na formação do indivíduo, e que possam ver outros caminhos, buscar outras alternativas  além da violência e da droga
Outro fator visível hoje nas escolas é o desrespeito com o professor, que vive com medo da violência, sendo muitas vezes ameaçado por seus próprios alunos, agredido verbalmente e até fisicamente. Com isso, o professor acaba desmotivado e não desenvolve seu trabalho de maneira eficaz.
Antes de rotular nossos alunos, devemos investigar quais são os motivos que os levam a agir desta forma, e tentar ajudá-los, pois eles precisam de apoio e compreensão.
Pierre afira que “tudo na vida é questão de escolhas”. Além das dificuldades familiares e financeiras, percebe-se que alguns alunos tem sonhos e que vêem na educação uma saída para os seus problemas, acreditando que são capazes de acreditar e vencer as barreiras.
Segundo o autor Jean-François Blin, o professor precisa exercer uma autoridade educativa, ou seja, tornar-se autor de si mesmo e de sua própria vida; permitir aos outros serem autores de si mesmos ( adquirir a responsabilidade de seus atos); exercer uma relação de influencia que suponha a estima e o respeito; ter uma boa auto estima para passar confiança; ousar ser si mesmo ( autenticidade) é também correr o risco de ganhar a confiança do aluno; vencer seus medos; estar atento aos seus sentimentos, emoções, expectativas; instrumentar-se com a aquisição de um conjunto de meios de intervenção para administrar as perturbações; ter uma boa percepção do outro; reconhecer o sofrimento do aluno ( atenção empática); ser vigilante, estar atento às diferentes manifestações da turma e aceitar os conflitos e aprender a regulá-los.




A VOZ DO CORAÇÃO




Referência:

A voz do coração. Direção Christophe Barratier. França: Galatée Films, 2004. 94 min.


Sinopse:

As cenas do filme se passam em um internato chamado “fundo do poço”, em 1940 onde se exercia um sistema tradicionalista de ensino. Neste local, percebe-se condições precárias na estrutura, sujo, pouca claridade, alimentação precária, falta de professores, falta de respeito com os alunos e autoritarismo por parte do inspetor, diretor e professores. Os quais sempre utilizavam de punições severas com os alunos, mas não havia espaço para o diálogo, a troca de idéias, informações ou qualquer outro tipo de interação entre corpo docente e alunos. Estes alunos apresentava desestrutura familiar intensa, a maioria havia perdido seus pais na guerra, outros eram filhos de mãe solteira, enquanto alguns não tinham ninguém. Além de serem rebeldes, indisciplinados, revoltados com a vida e com todos, uns roubavam, fumavam entre tantos outros aspectos negativos que ao qual estavam expostos. Talvez muitos desses aspectos sejam oriundos da solidão, da pobreza, da falta de incentivo, de um exemplo de carinho, de falta de afeto, sendo que no internato eram rotulados apenas como coisas negativas, eram tratados com desrespeito e violência, como esperar que se tornassem pessoas mais humanas?.
A primeira cena do filme apresenta um senhor, (Pierre Morron) este ex-aluno do internato que recebe uma ligação da qual ele é informado da morte se sua mãe. Após o enterro ele se reúne com um amigo de infância que também passou este período no “fundo do poço”. Os dois começar a relembrar os acontecimentos negativos vividos lá e também a chegada de um novo inspetor na instituição, sendo que a partir daí começou a melhorar a vida destes meninos. Mesmo contra o regulamentos  do internato ele tratava-os de forma diferente. Ao apresentar as normas institucionais, o diretor disse ao novo inspetor que o princípio é AÇÃO – REAÇÃO = PUNIÇÃO. Sendo que muitos eram punidos injustamente com punições muitos severas, das quais se revoltavam e aprontavam ainda mais. Também foram passados a ele referências negativas e rótulos de cada aluno.
Os primeiros dias do inspetor não foram fáceis, os alunos fizeram armadilhas para ele cair, roubaram suas coisas, inclusive suas notas musicais, das quais ele apostava que melhoraria a educação destes alunos. Mas com o passar do tempo, através do diálogo, do respeito,do incentivo, do carinho começou a conquistar a confiança dos alunos, permitindo que recuperassem, ou melhor “ constituíssem” sua auto- estima e acreditassem que eram capazes de serem pessoas melhores. A partir daí, percebe-se que o comportamento, a convivência entre eles foi aperfeiçoada.
O diretor não acreditava e nem permitia que o inspetor trabalhando com música iria obter bons resultados.
O internato recebeu um novo aluno o qual já chegou com as piores rotulações possíveis. Sendo ele muito rebelde, revoltado, acusado de roubo e morte entre outros. Ao passar-se alguns dias houve um roubo de dinheiro, do qual ele foi acusado e expulso da instituição, mas na realidade ele não era o culpado. Revoltado e em uma ocasião em que o local estava vazio, pois os alunos e professores estavam fazendo um passeio, ele retornou ao internato e provocou um incêndio no local.
O sucesso com a musicalização foi tomando grandes proporções. Inclusive a senhora Condessa foi visitar o coral, que era composto por vários talentos.
Percebe-se ai que este professor com sua maneira de trabalhar foi transformando a convivência entre os alunos e também contagiou os demais professores, inclusive o diretor.
Através da credibilidade o inspetor fez com que muitos alunos tivessem oportunidade de inserir-se na sociedade como integrantes transformadores e não como bandidos.
Após o incêndio o inspetor foi demitido, mas teve o reconhecimento, a gratidão de seus alunos que mesmo sendo proibidos de se despedirem jogaram aviõezinhos  de papel com recados e agradecimentos para o inspetor.
O diretor foi denunciado por suas agressões e retirado da instituição.
Indicações na área da Educação:

Este filme critica a escola tradicional, a ditadura, o autoritarismo, onde os alunos não tinham nem vez e nem voz, deveriam ser submissos , alienados pelo princípio ação- reação- punição. Não tinham nem se que o direito de defesa e eram castigados injustamente.
A música é uma ótima estratégia encontrada pelo inspetor para despertar nesses alunos suas emoções, habilidades, competências, sua dignidade, a reconhecer os valores do ser humano, a auto- estima, a segurança e acreditar que era possível mudar a vida, pensar diferente, lutar pelos sonhos, ter esperança,enfatizando o que dizia o inspetor “ nunca diga nunca quando você tem um sonho”.
Devemos considerar muitos fatores, antes de julgar ou rotular os alunos, pois estes enfrentavam muitas dificuldades, inclusive as mais básicas para a sobrevivência, muitos não tinham nem mesmo o que comer, nem onde morar e nenhuma pessoa a qual pudesse se apoiar. E sempre eram tratados com agressividade e violência, como esperar compreensão e carinho se eles desconhecem este sentimento.
Algo muito importante em que o inspetor conseguiu desenvolver na instituição foi o trabalho em equipe, pois um professor sozinho não consegue mudanças. Devemos utilizar-se de técnicas para envolver nossos alunos, transmitir- lhes segurança, confiança, vontade em aprender, interesse curiosidade, cumplicidade, diálogo, interação, permitir que o aluno se expresse  de sua opinião, levante suas hipóteses,sane sua dúvidas, em fim socializar o conhecimento, pois o professor não é dono exclusivo do saber. É fundamental que o professor analise a realidade vivida por seus alunos, considere seus conhecimentos prévios, acompanhe seu desenvolvimento, respeite seu nível e ritmo de aprendizagem e também a individualidade de cada sujeito.

O SOM DO CORAÇÃO


Referência:

O som do coração. Direção Kirsten Sheridan. EUA: CJ Entertainment, 2007. 01 hs 40 min

Sinopse:

Um casal se encontra e apenas de uma noite, nasce uma criança. O pai de layla não aceita a gravidez achando que irá atrapalhar a carreira musicista da filha, e após ser atropelada Layla da a luz a um menino, mas é ledada a pensar que ele esta morto.. Separado dos pais, ele cresce em um orfanato, sonhando em conhecê-los. Às vésperas de completar 12 anos de idade, ainda num orfanato, Evan  acredita que seus pais estão vivos e que a música o levará até eles. Ao voltar ao quarto, em conversa com um amigo, resolve ir ao encontro dos pais. Sempre seguindo a música, ele termina por conhecer o Mago (Robin Williams). Esse reúne crianças de ruas com dons artísticos num prédio abandonado, é um explorador do talento de crianças. Ele quem escolhe um novo nome para Evan: August Rush.
Antes de morrer o pai de layla conta a verdade pois ele se arrepende por ver- la sempre triste e ter desistido de tocar violino. Então na mesma hora ela sai em busca de informações sobre seu filho, sem saber que também que  reencontraria  seu grande amor.
. numa de suas fugas Evan vai parar numa igreja e conhece uma menina que o ajuda(o esconde),ao voltar da escola ela se surpreende com o  monte de composição que Evan fez  e ai vai chamar o reverendo, quando retornam ouvem o menino tocar e ficam maravilhados então reverendo o leva a uma famosa escola de música e deixa todos boquiaberto pelas suas composições, que são inspiradas pelos sons que ele ouve no dia a dia, como barulho de bola batendo, sons de carro, metro, buzinas, etc, é um pequeno gênio da música, só que tem um vilão que quer ganhar dinheiro as custas dele e quando ele esta ensaiando para o  festival, ele se passa por seu pai e o busca, o ameaçando entregar a policia que o procura a pedido da mãe, só que ele acha que é pra voltar para o  orfanato, então aceita a chantagem e volta a tocar nas ruas onde ele conhece seu  pai, mas nem desconfia, e o mesmo o aconselha a não desistir do seu sonho, mesmo que o ameacem. Neste concerto Layla também irá tocar e é ai que acontece o grande encontro entre os três personagens, pai, mãe e filho.
Indicações na área da Educação:

Nem todas as crianças são reconhecidas por seus talentos, muitos até são taxados de loucos por apresentarem algum aspecto com maior desenvolvimento e habilidade em determinada área. Os pais e educadores devem estar preparados para atenderem as necessidades de uma criança que se desenvolve mais rápido, não podando sua vontade de aprender, mas sim instigá-las a buscar e crescer cada dia.
Os alunos superdotados de hoje são os líderes culturais, econômicos, intelectuais e sociais de amanhã e seu desenvolvimento não pode ser deixado ao acaso.



Referencias bibliográficas

BLIN, Jean françois.classes difíceis: ferramentas para prevenir e administrar os problemas escolares. Porto Alegre: artmed,2005.











































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