sábado, 16 de junho de 2012

FERNANDO DE AZEVEDO E EDUCAÇÃO


FERNANDO DE AZEVEDO E EDUCAÇÃO

BROTTO, Elaine Cristina
SIMON, Elisangela
ROBERTO, Marcos
SAUER, Salete

RESUMO: Uma análise sociológica sobre Fernando de Azevedo na  educação brasileira, suas falas e contribuições que ficaram para dar continuidade na história da evolução da educação.Suas idéias de reconstrução   

PALAVRAS- CHAVE: educador; sociólogo; mudança social: biblioteca pedagógica; fundador; diretor; prêmios; humanismo.

INTRODUÇÃO
Fernando de Azevedo nasceu em Minas Gerais em 1894 e faleceu em São Paulo em 1974, morou em diversos estados brasileiros, e mesmo sendo formado em direito, jamais advogou, dedicando boa parte de sua vida à docência e ao estudo sobre a educação. Esteve adiante da maioria dos educadores de seu tempo, levantando as bandeiras históricas da burguesia progressista e liberal.
Ao pensar num projeto de reconstrução nacional, viu na democratização da educação um meio eficaz de conquistar tal fim e para tanto, as transformações seriam de dois níveis. Uma interna, no próprio sistema educacional que deveria valorizar a ligação da escola com o meio social e a outra se daria no sistema econômico, onde está a base do planejamento social.
Ao pensar na possibilidade da educação como fator de transformação, suas idéias conduzem a questões importantes, como a questão dos vínculos entre educação e sociedade, a correlação entre o velho humanismo e a pedagogia clássica. Abandonou o tabu do humanismo clássico, substituindo-o pelo neo-humanismo, que visava preparar o homem a dar uma contribuição social eficaz e transformadora da sociedade. Tem em si, a visão otimista do século XIX, achando que o conhecimento científico levaria a uma mudança.
Intelectual de uma época em transição, seu pensamento reflete a ambigüidade de nossa realidade em mudança – industrialização, revolução de 30, estabelecimento do Estado Novo, entre outros.
Sua produção intelectual mais importante situa-se entre 1926 e meados da década de 60 e essa época compreendia as grandes idéias sobre educação, da marcha para oeste, do esforço pela territorialização, da visão megalópica e global da sociedade brasileira e seus problemas. E neste sentido, Fernando de Azevedo acreditava que uma revolução das mentalidades, que se daria por meio da educação, seria o passo fundamental para as mudanças das estruturas sociais.

CARACTERIZAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA
As idéias educacionais de Fernando de Azevedo estão profundamente ligadas às preocupações de ordem ética e política que sempre nortearam seu pensamento. Nessas idéias estava incluído o pressuposto de que a transformação da educação brasileira traria reflexos positivos sobre a estrutura da sociedade brasileira como um todo. Dizia que sã educação do cidadão é condição para a saúde do Estado.
Procura equacionar a oposição indivíduo e sociedade na formação da personalidade humana e fazendo referência aos estudos de Immanuel Kant, julga estar na consciência coletiva e no princípio da justiça o meio fundamental de realizar as mudanças almejadas. 
Para ele “a escola organizada em regime de vida e trabalho comum não deve tender a sacrificar ou escravizar o indivíduo à comunidade, nem prescindir os valores morais, na formação da personalidade humana” (PENNA, M. L., 1987).
Neste sentido, “só redundará em proveito da sociedade o individuo cuja personalidade atingir o máximo de desenvolvimento, e, portanto, de eficiência dentro das aptidões naturais” (PENNA, M. L., 1987).
A educação contém em si inúmeras possibilidades. Uma delas é de conduzir o indivíduo através do exercício da razão, pelo caminho da ética e a outra seria a de considerar que o espírito crítico é a via real que busca soluções para as questões do mundo.
Percebe-se claramente que a idéia da moral para a educação é um dos conceitos fundamentais deste autor e que ele acredita que a formação da personalidade moral e do sentido social seriam as duas finalidades essenciais do processo pedagógico.

2. O PROJETO AZEVEDIANO DE RECONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE POR MEIO DA EDUCAÇÃO
O surgimento de uma consciência educacional emergiu de uma geração vítima, ela própria, das falhas do meio social e do sistema educacional que se formou. Essa consciência não eclodiu de repente, mas já estava em formação desde os anos 20.
Neste contexto, duas idéias vetores parecem constituir o cerne da reforma educacional realizada por Azevedo em 1928 quando este ocupava o cargo de diretor de instrução pública no Distrito Federal, como também no Manifesto dos Pioneiros, redigido por ele.
1 – A necessidade de uma mudança nas mentalidades;
2 – A constatação de que o problema da educação é de ordem filosófica e política.
A transformação das mentalidades estaria vinculada ao ideal de um novo humanismo e à possibilidade de se fazer da escola um elemento ativo e dinâmico da sociedade. Além disso, deveria-se abandonar uma concepção social vencida da escola sem sentido, produtora e reprodutora do status quo.
Fernando de Azevedo concorda com Antônio Gramsci, em relação às críticas que faz à escola tradicional, “instalada para uma concepção burguesa que mantém o indivíduo na sua autonomia isolada e estéril, resultante do individualismo libertário”. Critica ainda, toda cultura verbal, que estaria demais afastada do concreto, cheia de retórica e poesia, demais desdenhosa das realidades humanas e sem contrapeso científico.
O que o autor almeja, é nada menos que uma “Revolução Educacional” com a participação do povo, até então, alijado do processo educativo.




3. EDUCAÇÃO E POLÍTICA
A contribuição original de Fernando de Azevedo não está apenas em ter incorporado ao seu pensamento os ideais da Escola Nova, mas por colocado como finalidade primordial no sistema educacional a concepção de vida. A educação deve ser uma reação categórica contra a velha estrutura, artificial e verbalista.
A constituição de 1934 incorporou pontos fundamentais das reivindicações católicas, como o ensino religioso e também algumas aspirações mínimas da escolanovista. Porém, depois dessas iniciativas, pareceu declinar, no Brasil, a campanha de renovação escolar que se vinha desenvolvendo com uma crescente intensidade por mais de dez anos.
A educação é um problema político, pois exige uma mudança de mentalidade que teria como conseqüência a mudança na estrutura da sociedade como um todo. Além de Azevedo entender a educação como um problema político, ele também traz uma concepção Escola de Trabalho, na qual apresenta a função da escola como eminentemente social no sentido de preparar para a vida, na qual o trabalho tem papel fundamental. Assim, a idéia de Azevedo era uma educação profissional que visasse dotar os alunos de capacidade técnica e incentivar a prática através de um ofício. A revolução industrial na década de 20 e 30 trazia a tona essa necessidade, ou seja, a urgente preparação de técnicos de todos os níveis até operários qualificados.
Outra concepção que o autor nos traz é sobre a Escola-Comunidade, na qual ele destaca mais uma vez a importância da formação do indivíduo que deveria atingir o nível máximo de desenvolvimento. Segundo ele, a escola não deveria apenas preparar para o trabalho, mas também para a convivência em sociedade e para a solidariedade, que segundo o autor é “a primeira entre as virtudes do cidadão de uma democracia livre”.
Bastante inovadora na época, essa concepção não foi colocada em prática devido ao aparelho burocrática escolar e também por considerarem a educação como mero problema técnico. Mas para que toda essa mudança de fato ocorresse, seria necessário, segundo Azevedo uma formação de elites. Essa concepção está presente em todo seu pensamento e ele se refere às elites como sendo a elite intelectual formada pelas universidades. Estas seriam responsáveis por formar os demais indivíduos, dando a eles uma concepção crítica de sociedade, necessária para a mudança tão almejada.
Porém, dentro deste contexto de elites definido por Azevedo, percebe-se uma contradição. Conforme seus conceitos, era necessária uma revolução na base socioeconômica da sociedade que viria das massas, mas que seria encabeçada pelas elites. Ou seja, não há no pensamento de Fernando de Azevedo uma idealização do povo, pois o considera carente de educação e cultura, há por outro lado, ênfase na importância e necessidade de uma elite intelectual, que deveria ter como objetivo o progresso histórico, os interesses coletivos e o desenvolvimento das forças produtivas.
Para finalizar, Azevedo apresenta o caminho que levaria à transformação na sociedade por meio da educação, como ele almejava. Para tanto, ele passa a analisar o papel das escolas e das universidades e afirma que a sociedade reflete-se nas instituições e entre elas, na escola, fator de unidade e estabilidade. Por isso a escola torna-se presa fácil para as classes conservadoras, interessadas na manutenção de um tipo de educação, que constitui-se num dos meios mais eficazes de conseguir a continuidade.
Afirma ainda, que os que dela (escola) saem, não saem preparados pra vida, mas com uma bagagem inútil de conhecimentos obsoletos, que de muito pouco lhe servirão, certamente os mais atingidos por este modelo são os desfavorecidos economicamente. Há uma defasagem cultural entre a escola e o mundo, entre a rotina pedagógica e as transformações por que passa a sociedade.
Assim, o grande papel da escola não é se adaptar ao meio, mas premonir e de fortificar-se contra ele, de preparar homens que sejam capazes de reagir contra ele e modificá-lo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do exposto sobre o pensamento de Fernando de Azevedo, percebe-se que sua grande contribuição para a pedagogia, foi chamar a atenção para o papel da educação para os indivíduos e para a sociedade.
Seu objetivo maior era consolidar uma educação que tivesse um caráter transformador da realidade social. Que mudasse a mentalidade dos indivíduos, que os tornasse seres críticos e os capacitasse para a mudança que afetaria a sociedade tanto economicamente quanto socialmente.
Para tanto sugere que a escola deveria ajustar seus conceitos às realidades do mundo e trazer para dentro da sala de aula conteúdos que “preparassem os indivíduos para a vida”, o que não ocorre no contexto pedagógico atual.
Na atualidade, os conceitos de Fernando de Azevedo não estão sendo postos em prática, pois a grade pedagógica compreende conteúdos, muitas vezes, “engessados”, onde a estrutura como um todo e até mesmo o professor não tem tempo hábil de além de passar os conteúdos curriculares, desenvolver no aluno o senso crítico e prepará-los para a vida, como pretendia o autor.
Talvez alguns passos estejam sendo dados neste sentido, como por exemplo, a introdução da sociologia e da filosofia na grade curricular do ensino médio. São duas disciplinas cujo objetivo maior é justamente trazer à tona e discutir os problemas sociais, econômicos, políticos e estruturais da sociedade, instigando o aluno a pensar criticamente e a se posicionar dentro do contexto.
Outro ponto que talvez contribua para a introdução do pensamento de Azevedo no contexto educacional é a junção das grandes áreas (ciências humanas, ciências da natureza...), de modo a gerar uma interdisciplinaridade, abrindo espaço para a discussão de outros conteúdos, não apenas os propostos pelo currículo tradicional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PENNA, Maria Luiza. Fernando de Azevedo: educação e transformação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.

14 comentários:

  1. queria saber tudo sobre a concepçao sociologica de fernando azevedo

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    1. Seu referencial teórico é Émile Durkheim. Parte de sua metodologia analítica para analisar o sistema educacional brasileiro e propor um novo modelo.

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    2. Seu referencial teórico é Émile Durkheim. Parte de sua metodologia analítica para analisar o sistema educacional brasileiro e propor um novo modelo.

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  2. queria saber tudo sobre a concepçao sociologica de fernando azevedo

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  3. Foi de grande ajuda para minha pesquisa.

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  4. Foi de grande ajuda para minha pesquisa.

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  5. adorei o conteúdo, me ajudou muito no meu trabalho ..
    parabéns

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  6. Essa eh o projeto social de Fernando Azevedo

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  7. Essa eh o projeto social de Fernando Azevedo

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  8. QUE CRITICAS fERNANDO DE AZEVEDO FAZ A ORGANIZAÇLAO E AO ENSINO JESUITICO?

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  9. Parabéns me ajudou muito no meu trabalho

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  10. uma citação de Fernando Azevedo que fale sobre escola comunidade e o quê eles quiz dizer com essa citação

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