terça-feira, 27 de março de 2012

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇAO



_Qual o perfil do professor?
_ Quem é o educador?
_ Quem é o aluno?
_ Emprego do computador em sala de aula.

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇAO

Ao mesmo tempo em que o educador ensina, aprende com os alunos, pois é através da vivencia que nós aprendemos e evoluímos. Esta evolução ocorre conforme surge o desenvolvimento da educação e com a evolução da história. O professor deve estar sempre buscado novos conhecimentos e estar sempre bem informado, buscando um melhor caminho para poder atender ás necessidades dos alunos.
Em relação às tecnologias existentes hoje nas salas de aula, o professor deve estar atualizado com as ferramentas presentes atualmente em nossas escolas e posteriormente no cotidiano de seus alunos. Porém, deve saber utilizar essas ferramentas com fundamentação em seu respectivo trabalho e não somente utilizá-las sem subsídios metodológicos.
É fundamental que o educador conheça seus alunos, de preferência individualmente, para que possa aplicar sua aula de maneira a atingir os objetivos esperados.
O professor é aquele que direciona, intermédia a aprendizagem, que questiona que instiga seus alunos a buscar uma solução para o problema, ou seja, professor é aquele que aponta caminhos para o aluno chegar á resposta e não aquele dá as respostas prontas e acabadas. O mesmo é um sujeito que esta sempre buscando novos métodos e metodologias para o melhor desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos, busca diversas alternativas para fazer com que o educando chegue ao conhecimento.
Ao chegar á escola o aluno já possui conhecimentos e estes devem ser respeitados e valorizados pelo professor. Nenhum aluno é igual ao outro, nenhuma turma é igual á outra, cada aluno, cada turma possui suas especificidades e diversidades e o que o professor deve fazer é entender isso e buscar formas diversificadas de ensinar.
A tecnologia evolui rapidamente e a instituição escolar deve acompanhá-la para dar subsídios aos seus alunos.
Hoje nas escolas há laboratórios de informática onde todos os alunos tem contato com o computador, o educador deve acompanhar o trabalho do professor regente, as aulas no laboratório de informática podem ser vistas como um recurso do que foi estudado em sala de aula. É de extrema importância que esse trabalho ocorra em parceria, que tenha objetivos e seja contextualizado para poder ser significativo na vida do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário