terça-feira, 20 de março de 2012

Questão Do Capítulo 7: Capacitação De Professores

1-    Descreva sobre os principais aspectos da formação dos professores e professoras quanto à utilização dos computadores como recurso didático.

A tecnologia deve estar integrada a proposta de ensino do professor, que deve estar aberto para mudanças em relação a sua nova postura, ou seja, a de facilitar e coordenar o processo de ensino aprendizagem, atuando como facilitador do processo e não como o grande detentor de todo conhecimento.
A capacitação do professor envolve vários aspectos, tais como, conhecimentos básicos de informática; conhecimento pedagógico; formas de gerenciamento da sala de aula com os novos recursos tecnológicos, entre outros.
É fundamental que a escola ofereça cursos de capacitação na área da informática para os professores com o objetivo de que adquiram e aperfeiçoem seus conhecimentos, para que possam estar utilizando de maneira adequada às ferramentas tecnológicas que atualmente fazem parte do processo pedagógico das escolas.
A troca de informação e experiências entre os professores contribui significativamente para a capacitação dos mesmos, pois, faz-se necessário que se mantenham sempre atualizados para acompanhar a evolução tecnológica.
O planejamento das aulas deve estar adequado às situações de ensino aprendizagem, possibilitando a utilização de outros meios, caso ocorram imprevistos quanto à utilização dos meios tecnológicos.
Para que as aulas sejam proveitosas e atrativas, o professor deve diversificar seus métodos de ensino associando a tecnologia a sua prática educativa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário