terça-feira, 20 de março de 2012

Plano De Aula


TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS


 O avanço da tecnologia tem mudado a prática de atividades cientificas até as empresariais. A criação dos sistemas computacionais com fins educativos tem acompanhado a história e evolução dos computadores. Na educação os computadores começaram a ser utilizados no final da década de cinquenta e representavam as possibilidades tecnológicas da época.
No aprendizado construcionista, (Papert, 1986), o objetivo é encorajar o aluno a tomar iniciativa e o aprendizado é visto não como mera aquisição de conhecimento, mas como uma evolução.
Outro grande avanço é a internet, que permite conectar pessoas espalhadas pelo mundo inteiro, e nos informa sobre qualquer assunto desejado. O uso do computador, além de auxiliar os alunos, também permite que os professores desenvolvam suas aulas de forma mais interessante, rica em detalhes, imagens e até mesmo no conteúdo.
 O ambiente de aprendizagem é um lugar, espaço, comunidade ou sucessão de feitos que promovem a aprendizagem. È composto por quatro dimensões ; social, física, técnica e didática.ocasionalmente, o ambiente de aprendizagem se define como espaço e as convenções estabelecidas, mas é a convenção didática a que converte em ambiente de aprendizagem.
O ambiente de aprendizagem pretende promover a consecução dos objetivos de aprendizagem através de documentos e recursos compartilhados. Cursos virtuais/ recursos on-line: tarefas de aprendizagem, textos, imagens, videoclipes, calendário, link a paginas da web respostas dos exercícios, apresentações em slides.
Com tantas tecnologias disponíveis alguns educadores têm deixado de lado alguns métodos tradicionais. Por exemplo, um texto digitado no Word, o próprio programa da indicativos de que a ortografia deve ser corrigida, fazendo assim com que o aluno perceba seu erro e reveja o seu modo de escrever.
Os cursos oferecidos on-line permite ao aluno aproveitar seu tempo disponível, deste modo adquire-se mais informações em pouco tempo.
A utilização do uso do computador no ambiente escolar contribui para uma mudança de paradigmas, sobretudo para o aumento da motivação em aprender, pois as ferramentas de informática exercem um fascínio em nossos alunos. Se a tecnologia for utilizada de forma adequada, tem muito a nos oferecer, a aprendizagem se tornara mais fácil e prazerosa, pois as possibilidades do uso do computador como ferramenta educacional esta crescendo e os limites dessa expansão são desconhecidos.
O computador é uma ferramenta poderosa de armazenamento e transmissão da informação. Nos ambientes interativos de aprendizagem, o aprendizado é entendido como a construção individual do conhecimento a partir de atividades de exploração, investigação e descoberta.
Outra característica relevante do uso do computador, é que este é um ambiente aberto, onde o aprendiz é livre para propor e resolver qualquer projeto que tenha interesse.
Nas escolas, a internet se bem utilizada é muito importante para os professores e alunos, através desta ferramenta pode ser compartilhado materiais didáticos e acompanhar as novidades do mundo todo, inovar seus métodos de estudo e tornar as aulas mais prazerosas.
A internet é um meio de comunicação muito abrangente, podendo proporcionar acesso á informação em tempo real e de maneira rápida.
O uso da informática na educação precisa ter objetivos claros e métodos a serem seguido, caso contrario não terá progressos. É fundamental que os educadores estejam atualizados para acompanhar os avanços tecnológicos e o nível de desenvolvimento dos alunos.



            REFERÊNCIAS

Capítulo 3 uma Taxonomia Para Ambientes De Aprendizado Baseados No Computador. Maria Cecília Calani Baranauskas/ Heloísa Vieira da Rocha/ Maria Cecília Martinhs / João Vilhete Viegas d’Abreu.




PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO:

Escola Municipal Dedinho Verde
Turma: 5º ano
Tema: Alimentação/ Produção de textos
Matérias: Língua Portuguesa; Ciências e Informática
Duração: 8 horas/ aulas

 OBJETIVO GERAL:

Desenvolver e aprimorar conhecimentos sobre quais e o que são alimentos saudáveis assim como procurar desenvolver hábitos alimentares saudáveis e, por conseguinte relacionar todos esses conhecimentos com a língua portuguesa através de textos e atividades que desenvolvam capacidades lingüísticas, utilizando como meio o uso do computador e suas diversas possibilidades, além de intermediar conteúdos relacionados a três matérias distintas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Desenvolver e adquirir hábitos saudáveis;
·         Conhecer alimentos saudáveis e os não saudáveis;
·         Desenvolver capacidades lingüísticas, através de textos e atividades;
·         Utilizar o computador como intermédio de todas as atividades que serão desenvolvidas;
·         Utilizar a Internet como ferramenta para o estudo do conteúdo;
·         Relacionar teoria e prática através das ferramentas tecnológicas.


METODOLOGIA

No primeiro momento será realizada uma aula expositiva através de slides. No mesmo estarão contidas todas as informações necessárias sobre uma boa alimentação e estará explicito quais são os alimentos considerados saudáveis e os que oferecem mais riscos a nossa saúde. Deste modo será possível apresentar aos alunos sugestões de como adquirir uma boa alimentação.
Após toda a explicação sobre os alimentos, será apresentado para a turma a pirâmide alimentar, para que os alunos possam reconhecer melhor a composição de uma boa alimentação.

 

 
















Todas essas explicações apresentadas através de slides tornam possível uma melhor visualização e consequentemente desenvolve uma melhor aprendizagem.  Esse tipo de apresentação torna possível um interesse maior dos alunos, porém, é necessário que o professor torne atrativa essas aulas, pois o conhecimento do professor é o principal meio aliado a essa prática.
Após esta apresentação, os alunos irão à sala de informática, onde a professora direcionará algumas atividades.
Primeiramente os alunos sentarão cada um em um computador. O professor solicitará que cada um procure na Internet em sites de pesquisa, como o Google, textos (não muito extensos) que falem sobre alimentação, leiam e que escolham um com que mais se identificou. Então cada um apresentará para a sala o que mais lhe chamou atenção no texto.
Quando todos tiverem apresentado, a professora solicitará que cada um produza seu próprio texto ainda utilizando o computador.
Após todas as produções, a professora irá imprimir os textos para verificar se ainda ficaram palavras escritas erradas e anotá-las, para que na próxima aula corrija junto aos alunos.
Em outra aula no laboratório de informática, a professora irá pedir que cada aluno abra novamente seu texto, para que possam se auto-corrigir. Para isso poderão utilizar o dicionário virtual disponibilizado na Internet.
A professora explicará passo a passo como utilizar adequadamente este recurso.
Para finalizar a professora irá passar aos seus alunos alguns jogos sobre alimentação, nos seguintes endereços:


E em seguida apresentar um vídeo relacionado à boa alimentação e seus diversos temas.

RECURSOS
                                             
Computador e suas diversas possibilidades.

AVALIAÇÃO

Será avaliado o bom desempenho dos alunos durante o desenvolvimento das aulas e das atividades, assim como, a dedicação, a participação e o interesse dos alunos em cada etapa das atividades desenvolvidas.

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