O avanço da tecnologia tem mudado a prática de
atividades cientificas até as empresariais. A criação dos sistemas
computacionais com fins educativos tem acompanhado a história e evolução dos
computadores. Na educação os computadores começaram a ser utilizados no final
da década de cinquenta e representavam as possibilidades tecnológicas da época.
No aprendizado
construcionista, (Papert, 1986), o objetivo é encorajar o aluno a tomar
iniciativa e o aprendizado é visto não como mera aquisição de conhecimento, mas
como uma evolução.
Outro grande avanço é a
internet, que permite conectar pessoas espalhadas pelo mundo inteiro, e nos
informa sobre qualquer assunto desejado. O uso do computador, além de auxiliar
os alunos, também permite que os professores desenvolvam suas aulas de forma
mais interessante, rica em detalhes, imagens e até mesmo no conteúdo.
O ambiente de aprendizagem é um lugar, espaço,
comunidade ou sucessão de feitos que promovem a aprendizagem. È composto por
quatro dimensões ; social, física, técnica e didática.ocasionalmente, o
ambiente de aprendizagem se define como espaço e as convenções estabelecidas,
mas é a convenção didática a que converte em ambiente de aprendizagem.
O ambiente de aprendizagem
pretende promover a consecução dos objetivos de aprendizagem através de
documentos e recursos compartilhados. Cursos virtuais/ recursos on-line:
tarefas de aprendizagem, textos, imagens, videoclipes, calendário, link a
paginas da web respostas dos exercícios, apresentações em slides.
Com tantas tecnologias
disponíveis alguns educadores têm deixado de lado alguns métodos tradicionais.
Por exemplo, um texto digitado no Word, o próprio programa da indicativos de
que a ortografia deve ser corrigida, fazendo assim com que o aluno perceba seu
erro e reveja o seu modo de escrever.
Os cursos oferecidos on-line
permite ao aluno aproveitar seu tempo disponível, deste modo adquire-se mais
informações em pouco tempo.
A utilização do uso do
computador no ambiente escolar contribui para uma mudança de paradigmas,
sobretudo para o aumento da motivação em aprender, pois as ferramentas de
informática exercem um fascínio em nossos alunos. Se a tecnologia for utilizada
de forma adequada, tem muito a nos oferecer, a aprendizagem se tornara mais
fácil e prazerosa, pois as possibilidades do uso do computador como ferramenta
educacional esta crescendo e os limites dessa expansão são desconhecidos.
O computador é uma
ferramenta poderosa de armazenamento e transmissão da informação. Nos ambientes
interativos de aprendizagem, o aprendizado é entendido como a construção
individual do conhecimento a partir de atividades de exploração, investigação e
descoberta.
Outra característica
relevante do uso do computador, é que este é um ambiente aberto, onde o
aprendiz é livre para propor e resolver qualquer projeto que tenha interesse.
Nas escolas, a internet se
bem utilizada é muito importante para os professores e alunos, através desta
ferramenta pode ser compartilhado materiais didáticos e acompanhar as novidades
do mundo todo, inovar seus métodos de estudo e tornar as aulas mais prazerosas.
A internet é um meio de
comunicação muito abrangente, podendo proporcionar acesso á informação em tempo
real e de maneira rápida.
O uso da informática na
educação precisa ter objetivos claros e métodos a serem seguido, caso contrario
não terá progressos. É fundamental que os educadores estejam atualizados para
acompanhar os avanços tecnológicos e o nível de desenvolvimento dos alunos.
REFERÊNCIAS
Capítulo 3 uma Taxonomia
Para Ambientes De Aprendizado Baseados No Computador. Maria Cecília Calani
Baranauskas/ Heloísa Vieira da Rocha/ Maria Cecília Martinhs / João Vilhete
Viegas d’Abreu.
PLANO
DE AULA
IDENTIFICAÇÃO:
Escola Municipal Dedinho
Verde
Turma: 5º ano
Tema: Alimentação/ Produção
de textos
Matérias: Língua Portuguesa;
Ciências e Informática
Duração: 8 horas/ aulas
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver e aprimorar
conhecimentos sobre quais e o que são alimentos saudáveis assim como procurar
desenvolver hábitos alimentares saudáveis e, por conseguinte relacionar todos
esses conhecimentos com a língua portuguesa através de textos e atividades que
desenvolvam capacidades lingüísticas, utilizando como meio o uso do computador
e suas diversas possibilidades, além de intermediar conteúdos relacionados a
três matérias distintas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Desenvolver e adquirir hábitos saudáveis;
·
Conhecer alimentos saudáveis e os não
saudáveis;
·
Desenvolver capacidades lingüísticas, através
de textos e atividades;
·
Utilizar o computador como intermédio de
todas as atividades que serão desenvolvidas;
·
Utilizar a Internet como ferramenta para o
estudo do conteúdo;
·
Relacionar teoria e prática através das
ferramentas tecnológicas.
No primeiro momento será
realizada uma aula expositiva através de slides. No mesmo estarão contidas
todas as informações necessárias sobre uma boa alimentação e estará explicito
quais são os alimentos considerados saudáveis e os que oferecem mais riscos a
nossa saúde. Deste modo será possível apresentar aos alunos sugestões de como adquirir
uma boa alimentação.
Após toda a explicação sobre
os alimentos, será apresentado para a turma a pirâmide alimentar, para que os
alunos possam reconhecer melhor a composição de uma boa alimentação.
Todas essas explicações apresentadas através de slides tornam possível uma melhor visualização e consequentemente desenvolve uma melhor aprendizagem. Esse tipo de apresentação torna possível um interesse maior dos alunos, porém, é necessário que o professor torne atrativa essas aulas, pois o conhecimento do professor é o principal meio aliado a essa prática.
Após esta apresentação, os
alunos irão à sala de informática, onde a professora direcionará algumas
atividades.
Primeiramente os alunos
sentarão cada um em um computador. O professor solicitará que cada um procure
na Internet em sites de pesquisa, como o Google, textos (não muito extensos)
que falem sobre alimentação, leiam e que escolham um com que mais se
identificou. Então cada um apresentará para a sala o que mais lhe chamou
atenção no texto.
Quando todos tiverem
apresentado, a professora solicitará que cada um produza seu próprio texto
ainda utilizando o computador.
Após todas as produções, a
professora irá imprimir os textos para verificar se ainda ficaram palavras
escritas erradas e anotá-las, para que na próxima aula corrija junto aos
alunos.
Em outra aula no laboratório
de informática, a professora irá pedir que cada aluno abra novamente seu texto,
para que possam se auto-corrigir. Para isso poderão utilizar o dicionário
virtual disponibilizado na Internet.
A professora explicará passo
a passo como utilizar adequadamente este recurso.
Para finalizar a professora
irá passar aos seus alunos alguns jogos sobre alimentação, nos seguintes
endereços:
E em seguida apresentar um
vídeo relacionado à boa alimentação e seus diversos temas.
RECURSOS
Computador e suas diversas
possibilidades.
AVALIAÇÃO
Será avaliado o bom
desempenho dos alunos durante o desenvolvimento das aulas e das atividades,
assim como, a dedicação, a participação e o interesse dos alunos em cada etapa das
atividades desenvolvidas.
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